Sindicato de Hotéis, Restaurantes

Utilidades

História SINDHORB

Home / História SINDHORB

Fundado em 2 de maio de 1.933, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana, se tornou ao longo desses 78 anos, o maior Sindicato Patronal de Minas Gerais. Naquela época, uma reunião presidida pelo empresário Arcângelo Maletta, deu origem à Associação dos Proprietários de Hotéis, Pensões, Bares e Restaurantes, hoje, denominada SINDHORB. Exatamente 15 Presidentes já estiveram à frente da direção do SINDHORB, sendo que, atualmente, o Sindicato está sob a Presidência de Paulo Cesar Marcondes Pedrosa, em seu quinto mandato.

Com sede na Avenida Brasil, nº510, 2º andar, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana, têm a responsabilidade de representar 306 municípios mineiros, onde existem aproximadamente, 70 mil empresas do ramo que, por sua vez, geram 250 mil empregos diretos.

São inúmeros os convênios firmados com Alergologistas, Andrologitas, Angiologistas, Cardiologistas, Dermatologistas, Endocrinologistas, Ginecologistas, Urologistas, Oftalmologistas, Ortopedistas, Otorrinolaringologistas, Pediatrias, Obstetras, Médicos do Trabalho, Psicólogos, Terapeutas, Fonoaudiólogos, Farmácias, Laboratórios, Clínicas Médicas, Clínicas de Exames de Raio X, Ultrasonografia, Clínicas Dentárias. Temos também Psicologos, Advogados, Terapias, e outos tipos de prestação de serviço, com descontos que chegam em até 50%.

Temos parcerias firmadas como a: ADMÉDICO - Plano de Saúde, AGISA- Agência de Gestão Integrada em Segurança Alimentar, CHECK-CHECK Minas- Serviços de Proteção ao Crédito Ltda, SELECTA Recursos Humanos,  além de faculdades como Promove, Pedro II, FAMIG, Padre Machado, Estácio de Sá, FEAD, etc.

O estatuto do Sindicato distingue os sócios em cinco categorias: Efetivos, Contribuinte Sindical, Contribuintes Assistenciais, Beneméritos e Colaboradores. Aos sócios efetivos é garantida, de graça, a plena assistência na área jurídica. O SINDHORB dispõe de escritórios de alto nível de advocacia. Nossos advogados estão aptos a atender os associados, tanto na parte da consultoria (cível, Administrativa, penal, criminal, trabalhista, tributária e comercial), como também no contencioso. "Trabalhamos como todo bom mineiro, no silêncio", afirma o presidente do SINDHORB, Paulo Cesar Marcondes Pedrosa, que também dirige a maior entidade civil e associativa da categoria, a AMIBAR - Associação Mineira de Bares, Hotéis, Restaurantes e Lanchonetes e a FHOREMG - Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Minas Gerais.

Dentre as conquistas mais recentes do SINDHORB, estão à retirada do selo dos maços dos cigarros, a liberação dos preços das cervejas, refrigerantes e chopes, e ainda a redução do ICMS pelo Governo do Estado para o setor de Alimentação Preparada, foi a primeira e a única entidade, que conseguiu manter a Liminar, da Medida Provisória 415, que proibia a venda de bebidas alcoólicas nas estradas, (com essa liminar, todos os contribuintes, em dia com o sindicato, estão legalizados a continuar com as vendas). Atendendo apelo do presidente Paulo César Marcondes Pedrosa, o governo mineiro, através do Secretário da Fazenda, Roberto Brant, reduziu o ICMS de 18 para 8.4 por cento, no caso das refeições. "A luta não para. Estamos agora em dialogo permanente com as autoridades municipais para conseguirmos a redução do ISS para o setor de hospedagem de cinco para três pôr cento, como já ocorre em quase todo o país", afirma Pedrosa.

Presidente do SINDHORB destaca o dialogo e as negociações permanentes com os setores públicos em defesa dos interesses dos associados. "A nível de assistência aos associados, conseguimos expandir nossos serviços chegando quase ao ideal e ao necessário. Ao completar 77 anos de fundação, acreditamos que o SINDHORB ainda está engatinhando, apesar das inúmeras conquistas. Sabemos das dificuldades. E acreditamos que com o trabalho, esperança e fé vamos superá-las. A nossa luta em defesa da categoria que representamos não para", finaliza o presidente do SINDHORB, Paulo Cesar Marcondes Pedrosa.